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Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

LIMA, Willian Rayner; GOMES, Priscila de Lima  e  SANTIAGO, Léia Adriana da Silva. Estado do conhecimento: a Educação Profissional em situações de restrição de liberdade. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.716-735.  Epub 14-Jun-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n2.017.

Este trabalho busca analisar o panorama das produções científicas nos programas de Pós-Graduação stricto sensu, no que diz respeito à Educação Profissional no espaço prisional. Focalizando o ensino profissionalizante sob o prisma da ressocialização, procedemos a levantamento de teses e de dissertações sobre o tema, utilizando como fonte a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Constatamos que a temática da Educação Profissional no sistema penitenciário foi pouco explorada, principalmente em cursos de Doutorado. Desta feita, ainda há muito a ser pesquisado, notadamente se considerada a complexidade da questão, o aumento vertiginoso do encarceramento vivenciado pelo país nas duas últimas décadas e o potencial emancipador que o ensino profissionalizante apresenta para as pessoas em situação de restrição de liberdade.

Palavras-chave : Estado do conhecimento; Ensino profissionalizante; Educação para presos.

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