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Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MOREIRA, Laélia Portela. O Programa Universidade Para Todos em teses da área de Educação: temáticas, fundamentos e níveis de abstração. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.871-892.  Epub 16-Out-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.004.

Este artigo apresenta resultados de uma metapesquisa na qual foram analisadas as teses produzidas sobre o Programa Universidade para Todos (Prouni) em programas de Pós-Graduação brasileiros da área da Educação, no período de 2007 a 2017. Fundamentada em uma combinação do Enfoque das Epistemologias da Política Educacional (EEPE) com outras contribuições do campo das políticas públicas e política educacional, este texto apresenta um mapeamento das principais temáticas e fundamentos das teses, sistematiza os enfoques privilegiados pelos autores, os tipos de teorização e os níveis de abstração alcançados. Os resultados revelam grande variação de enfoques e temáticas, a baixa utilização da literatura e de modelos do campo da política educacional e, do ponto de vista dos níveis de abstração, a predominância dos estudos descritivos e analíticos, embora se registre, também, em menor número, a presença de estudos de compreensão.

Palavras-chave : Prouni; Pesquisa em Política Educacional; Análise e avaliação de políticas.

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