SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3O Programa Universidade Para Todos em teses da área de Educação: temáticas, fundamentos e níveis de abstraçãoAs muitas Evas de uma história: a produção de um lugar a partir da publicação de autobiografias no campo religioso protestante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

VARGAS, Cláudio Pellini  e  NEIRA, Marcos Garcia. A Educação Física brasileira por entre distintas epistemologias e o entrave da área 21. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.893-914.  Epub 16-Out-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.005.

Este artigo reflete sobre o contexto atual do campo da Educação Física no Brasil. A partir de um ensaio de Bernard Charlot no campo da Pedagogia, realizamos analogias com a área com o intuito de apresentar como a vemos na forma de três grandes pensamentos. Em um segundo momento, apresentamos um mapeamento epistemológico atual do campo, de forma a evidenciar a diversidade dos seus saberes a partir de um referencial pós-crítico. Descentralizamos o papel do conhecimento acadêmico, valorizando aquele pertencente ao senso comum e à cultura popular, fato que transforma a cultura corporal, o objeto da área. Essa argumentação leva-nos, por fim, a enaltecer a importância do pensamento pós-crítico na Educação Física, a questionar a insistência institucional de sua manutenção exclusivamente na Área 21 de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a apresentar as consequências negativas desse processo para estudantes, professores e pesquisadores.

Palavras-chave : Epistemologia; Teoria Pós-crítica; CAPES..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )