SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3A Educação Física brasileira por entre distintas epistemologias e o entrave da área 21Cooperação, grupos identitários e participação democrática no Ensino Médio: o que pensam os professores? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

VERAS, Loyde Anne Carreiro Silva  e  ORLANDO, Evelyn de Almeida. As muitas Evas de uma história: a produção de um lugar a partir da publicação de autobiografias no campo religioso protestante. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.915-937.  Epub 16-Out-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.006.

Este artigo é uma análise do projeto autobiográfico de Eva Yarwood Mills (1903-1987) a partir das relações de gênero presentes nas suas obras. Buscou-se questionar quais representações Eva Mills construiu de si por meio das representações de outras mulheres e dos papéis negociados pela autora-narradora-personagem em ambiente religioso protestante. Este recorte de pesquisa dialoga e contribui, a partir da Histórica Cultural, com os campos dos Estudos (auto)biográficos, da História das Mulheres, da História das Religiões e da História da Educação (educação protestante). Operou-se com conceitos como representação, memória e identidade, tradução cultural e processo civilizador. Verificou-se um processo de construção de identidade de uma professora em íntima relação e negociação com as exigências de seu grupo de pertencimento, tanto no tempo dos fatos memorados quanto no tempo da escrita memorialística.

Palavras-chave : Autobiografia; Memória e identidade; Educação protestante.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )