SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Cooperation, identity groups and democratic participation in High School: what do teachers think?Educational actions for the elderly in public Higher Education institutions in the state of Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

GOES, Natália Moraes  and  ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. Análise das práticas pedagógicas de tutores para o incentivo do uso de estratégias de aprendizagem. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.955-973.  Epub Oct 16, 2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.008.

Esta pesquisa teve o objetivo de identificar e analisar as práticas pedagógicas de tutores, na Educação a Distância (EaD), para o incentivo do uso de estratégias de aprendizagem cognitivas, comportamentais e autorregulatórias pelos alunos. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário online, composto por sete questões que indagavam o tutor sobre as suas práticas pedagógicas diante de diversas situações do contexto escolar. Participaram da pesquisa 26 tutores, cujas respostas foram analisadas segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin (2004). Ao analisar as práticas pedagógicas dos tutores, verificou-se que eles indicaram incentivar com mais frequência as estratégias comportamentais. De modo geral, observou-se que as práticas pedagógicas dos tutores não estavam voltadas à promoção do uso de estratégias de aprendizagem. Os resultados da presente pesquisa apontam para a necessidade de novos estudos de intervenções, que visem ensinar as estratégias de aprendizagem para tutores da EaD.

Keywords : Tutor; Educação a distância; Estratégias de aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )