SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Cooperación, grupos identitarios y participación democrática en la enseñanza media: ¿qué piensan los profesores?Acciones educativas para personas mayores en instituciones públicas de Educación Superior en Paraná índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

GOES, Natália Moraes  y  ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. Análise das práticas pedagógicas de tutores para o incentivo do uso de estratégias de aprendizagem. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.955-973.  Epub 16-Oct-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.008.

Esta pesquisa teve o objetivo de identificar e analisar as práticas pedagógicas de tutores, na Educação a Distância (EaD), para o incentivo do uso de estratégias de aprendizagem cognitivas, comportamentais e autorregulatórias pelos alunos. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário online, composto por sete questões que indagavam o tutor sobre as suas práticas pedagógicas diante de diversas situações do contexto escolar. Participaram da pesquisa 26 tutores, cujas respostas foram analisadas segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin (2004). Ao analisar as práticas pedagógicas dos tutores, verificou-se que eles indicaram incentivar com mais frequência as estratégias comportamentais. De modo geral, observou-se que as práticas pedagógicas dos tutores não estavam voltadas à promoção do uso de estratégias de aprendizagem. Os resultados da presente pesquisa apontam para a necessidade de novos estudos de intervenções, que visem ensinar as estratégias de aprendizagem para tutores da EaD.

Palabras clave : Tutor; Educação a distância; Estratégias de aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )