SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Cooperação, grupos identitários e participação democrática no Ensino Médio: o que pensam os professores?Ações educacionais para o idoso nas instituições de Ensino Superior públicas paranaenses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

GOES, Natália Moraes  e  ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. Análise das práticas pedagógicas de tutores para o incentivo do uso de estratégias de aprendizagem. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.955-973.  Epub 16-Out-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.008.

Esta pesquisa teve o objetivo de identificar e analisar as práticas pedagógicas de tutores, na Educação a Distância (EaD), para o incentivo do uso de estratégias de aprendizagem cognitivas, comportamentais e autorregulatórias pelos alunos. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário online, composto por sete questões que indagavam o tutor sobre as suas práticas pedagógicas diante de diversas situações do contexto escolar. Participaram da pesquisa 26 tutores, cujas respostas foram analisadas segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin (2004). Ao analisar as práticas pedagógicas dos tutores, verificou-se que eles indicaram incentivar com mais frequência as estratégias comportamentais. De modo geral, observou-se que as práticas pedagógicas dos tutores não estavam voltadas à promoção do uso de estratégias de aprendizagem. Os resultados da presente pesquisa apontam para a necessidade de novos estudos de intervenções, que visem ensinar as estratégias de aprendizagem para tutores da EaD.

Palavras-chave : Tutor; Educação a distância; Estratégias de aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )