SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Colectivos juveniles políticos en una universidad pública minera: micro-espacio público y experiencias de participación en el movimiento estudiantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MOREIRA, Igor Thiago Oliveira  y  LEAO, Geraldo. Horizontes juvenis da luta por transporte: o Movimento Tarifa Zero em Belo Horizonte. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.1007-1026.  Epub 16-Oct-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.012.

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o contexto de surgimento do Movimento Tarifa Zero na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, e os sentidos conferidos pelos jovens participantes à ação política protagonizada por eles. O artigo situa o período de mobilizações na cidade que antecederam o movimento, sua configuração e suas principais características, bem como os limites e os alcances de sua ação política. A pesquisa baseou-se na copesquisa militante, perspectiva teórico-metodológica que parte da premissa de uma investigação engajada, de modo a questionar a existência de neutralidade na produção do conhecimento e a rígida separação entre pesquisador e pesquisados. Os dados foram colhidos por meio da observação participante, de entrevistas, análise de documentos e acompanhamento do movimento nas suas redes sociais. Os resultados da pesquisa indicaram uma configuração decrescente das expectativas a partir dos desafios e dos constrangimentos à ação enfrentados pelos jovens ativistas.

Palabras clave : Juventude; Participação política; Movimentos sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )