SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Colectivos juveniles políticos en una universidad pública minera: micro-espacio público y experiencias de participación en el movimiento estudiantilOcupaciones secundaristas en el Sur de Brasil: problematizando la producción de subjetividades jóvenes en medio a la acción política índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

BORGES, Scarlett Giovana  y  SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. Condição adolescente e socialização política nas ocupações secundaristas em Caxias do Sul, RS. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.1049-1065.  Epub 16-Oct-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.014.

Este artigo tem como temática as ocupações das escolas públicas no ano de 2016 em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. O objetivo é discutir a influência da condição adolescente na socialização política das ocupações. As fontes da pesquisa são analisadas de maneira qualitativa, utilizando como referencial os termos “experiência”, discutido por Edward Thompson (1981), e “condição adolescente”, apresentado por Martuccelli (2016). Por meio desse arcabouço teórico-metodológico, reflete-se que a condição adolescente é um fator de relevante influência na experiência política do movimento, que gerou empecilhos para o desenvolvimento das ocupações, assim como serviu de base para o processo de aprendizagem política das e dos estudantes. Nesse sentido, conclui-se que as ocupações foram potentes para a transformação subjetiva das e dos “ocupas”, modificando a sua experiência de escolarização e seu entendimento acerca da política de educação.

Palabras clave : Ocupações Estudantis; Condição adolescente; Movimento estudantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )