SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Condição adolescente e socialização política nas ocupações secundaristas em Caxias do Sul, RSMovimento secundarista: do esgotamento à invenção curricular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

TEIXEIRA, Juliana Cotting; HENNING, Paula Corrêa  e  FREITAS, Gustavo da Silva. Ocupações secundaristas no Sul do Brasil: problematizando a produção de subjetividades jovens em meio à ação política. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.1066-1084.  Epub 16-Out-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.015.

Analisamos, neste artigo, como as ocupações secundaristas (maio e junho de 2016), no Brasil, mais especificamente na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, puderam produzir mutações nas subjetividades estudantis envolvidas. O seu corpus empírico compõe ditos de uma explosão discursiva sobre as ocupações secundaristas no Brasil e falas de estudantes que ocuparam suas escolas em Rio Grande. A problematização foucaultiana foi usada como aporte teórico-metodológico. Como resultados, encontramos a emergência e a atualização de um slogan de verdade sobre uma juventude revolucionária que vai à luta, a qual atua sobre as subjetividades estudantis ocupantes, bem como notamos indícios de devires adultocêntricos em uma juventude experimentada com as ocupações, em que marcas atribuídas ao sujeito adulto se metamorfoseiam junto aos sentidos atribuídos aos jovens como efeitos do envolvimento com a ação política em jogo.

Palavras-chave : Ocupação; Subjetividades; Juventudes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )