SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3High School occupations in Southern Brazil: problematizing the production of young subjectivities in the midst of political actionRethinking the curriculum from schools’ occupations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

PACHECO, Débora Reis  and  SILVA, Millena Nascimento da. Movimento secundarista: do esgotamento à invenção curricular. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.1085-1103.  Epub Oct 16, 2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.016.

Este artigo tem como objetivo descrever invenções curriculares, a partir do esgotamento de estudantes que marcaram movimentos estudantis, especialmente em torno das ocupações das escolas estaduais de São Paulo em 2015 e 2016. Ressalta-se que a ideia de esgotamento parte dos questionamentos de Gilles Deleuze sobre modos de existência que se tornam intoleráveis. Do mesmo modo, a ideia de criação/invenção também vem ao encontro das ideias desse filósofo, se compondo a deslocamentos de outros autores, como Marlucy Alves Paraíso, sob a temática do currículo. O texto foi construído em uma cartografia em que as autoras misturaram diferentes fontes e experiências para dar voz a outros currículos. Reconhece-se, então, um currículo-gente produzido nos espaços escolares por estudantes esgotados.

Keywords : Movimento secundarista; Currículo; Esgotamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )