SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Ocupaciones secundaristas en el Sur de Brasil: problematizando la producción de subjetividades jóvenes en medio a la acción políticaRepensando el currículo a partir de la ocupación de escuelas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PACHECO, Débora Reis  y  SILVA, Millena Nascimento da. Movimento secundarista: do esgotamento à invenção curricular. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.1085-1103.  Epub 16-Oct-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.016.

Este artigo tem como objetivo descrever invenções curriculares, a partir do esgotamento de estudantes que marcaram movimentos estudantis, especialmente em torno das ocupações das escolas estaduais de São Paulo em 2015 e 2016. Ressalta-se que a ideia de esgotamento parte dos questionamentos de Gilles Deleuze sobre modos de existência que se tornam intoleráveis. Do mesmo modo, a ideia de criação/invenção também vem ao encontro das ideias desse filósofo, se compondo a deslocamentos de outros autores, como Marlucy Alves Paraíso, sob a temática do currículo. O texto foi construído em uma cartografia em que as autoras misturaram diferentes fontes e experiências para dar voz a outros currículos. Reconhece-se, então, um currículo-gente produzido nos espaços escolares por estudantes esgotados.

Palabras clave : Movimento secundarista; Currículo; Esgotamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )