SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Ocupações secundaristas no Sul do Brasil: problematizando a produção de subjetividades jovens em meio à ação políticaRepensando o currículo a partir da ocupação de escolas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

PACHECO, Débora Reis  e  SILVA, Millena Nascimento da. Movimento secundarista: do esgotamento à invenção curricular. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.1085-1103.  Epub 16-Out-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.016.

Este artigo tem como objetivo descrever invenções curriculares, a partir do esgotamento de estudantes que marcaram movimentos estudantis, especialmente em torno das ocupações das escolas estaduais de São Paulo em 2015 e 2016. Ressalta-se que a ideia de esgotamento parte dos questionamentos de Gilles Deleuze sobre modos de existência que se tornam intoleráveis. Do mesmo modo, a ideia de criação/invenção também vem ao encontro das ideias desse filósofo, se compondo a deslocamentos de outros autores, como Marlucy Alves Paraíso, sob a temática do currículo. O texto foi construído em uma cartografia em que as autoras misturaram diferentes fontes e experiências para dar voz a outros currículos. Reconhece-se, então, um currículo-gente produzido nos espaços escolares por estudantes esgotados.

Palavras-chave : Movimento secundarista; Currículo; Esgotamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )