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Práxis Educativa
versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
PACHECO, Débora Reis e SILVA, Millena Nascimento da. Movimento secundarista: do esgotamento à invenção curricular. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.1085-1103. Epub 16-Out-2019. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.016.
Este artigo tem como objetivo descrever invenções curriculares, a partir do esgotamento de estudantes que marcaram movimentos estudantis, especialmente em torno das ocupações das escolas estaduais de São Paulo em 2015 e 2016. Ressalta-se que a ideia de esgotamento parte dos questionamentos de Gilles Deleuze sobre modos de existência que se tornam intoleráveis. Do mesmo modo, a ideia de criação/invenção também vem ao encontro das ideias desse filósofo, se compondo a deslocamentos de outros autores, como Marlucy Alves Paraíso, sob a temática do currículo. O texto foi construído em uma cartografia em que as autoras misturaram diferentes fontes e experiências para dar voz a outros currículos. Reconhece-se, então, um currículo-gente produzido nos espaços escolares por estudantes esgotados.
Palavras-chave : Movimento secundarista; Currículo; Esgotamento.