SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Movement of secondary school: from exhaustion to curricular inventionAnd what about the experience turning into field? Reflections from participant observation in secondary school occupations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SEGUNDO, Mário Augusto Correia San  and  SEVERO, Ricardo Gonçalves. Repensando o currículo a partir da ocupação de escolas. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.1104-1120.  Epub Oct 16, 2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.017.

Em maio de 2016, mais de 150 ocupações de escolas por seus estudantes foram iniciadas no Estado do Rio Grande do Sul. No presente artigo, analisa-se de que forma as ocupações e as interpretações, por parte dos estudantes, no que diz respeito à educação oferecida nas escolas, podem ajudar a refletir sobre a temática do currículo escolar e o papel da escola na socialização política da juventude. Como fonte, as narrativas transcritas de 11 grupos de discussão realizados com estudantes que participaram de ocupações nas cidades de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande, e 65 questionários individuais com dados coletados após a realização dos grupos de discussão foram utilizados. A pesquisa empregou os pressupostos do método documentário segundo Ralf Bohnsack e Wivian Weller, que trata de buscar a construção de categorias de acordo com o grupo de referência.

Keywords : Juventudes; Socialização; Ocupação de escolas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )