SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Movimiento del secundario: del agotamiento a la invención curricular¿Y cuándo la experiencia se convierte en campo? Reflexiones a partir de la observación participante en las ocupaciones secundarias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SEGUNDO, Mário Augusto Correia San  y  SEVERO, Ricardo Gonçalves. Repensando o currículo a partir da ocupação de escolas. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.1104-1120.  Epub 16-Oct-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.017.

Em maio de 2016, mais de 150 ocupações de escolas por seus estudantes foram iniciadas no Estado do Rio Grande do Sul. No presente artigo, analisa-se de que forma as ocupações e as interpretações, por parte dos estudantes, no que diz respeito à educação oferecida nas escolas, podem ajudar a refletir sobre a temática do currículo escolar e o papel da escola na socialização política da juventude. Como fonte, as narrativas transcritas de 11 grupos de discussão realizados com estudantes que participaram de ocupações nas cidades de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande, e 65 questionários individuais com dados coletados após a realização dos grupos de discussão foram utilizados. A pesquisa empregou os pressupostos do método documentário segundo Ralf Bohnsack e Wivian Weller, que trata de buscar a construção de categorias de acordo com o grupo de referência.

Palabras clave : Juventudes; Socialização; Ocupação de escolas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )