SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Movimento secundarista: do esgotamento à invenção curricularE quando a experiência vira campo? Reflexões a partir da observação participante nas ocupações secundaristas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SEGUNDO, Mário Augusto Correia San  e  SEVERO, Ricardo Gonçalves. Repensando o currículo a partir da ocupação de escolas. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.1104-1120.  Epub 16-Out-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.017.

Em maio de 2016, mais de 150 ocupações de escolas por seus estudantes foram iniciadas no Estado do Rio Grande do Sul. No presente artigo, analisa-se de que forma as ocupações e as interpretações, por parte dos estudantes, no que diz respeito à educação oferecida nas escolas, podem ajudar a refletir sobre a temática do currículo escolar e o papel da escola na socialização política da juventude. Como fonte, as narrativas transcritas de 11 grupos de discussão realizados com estudantes que participaram de ocupações nas cidades de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande, e 65 questionários individuais com dados coletados após a realização dos grupos de discussão foram utilizados. A pesquisa empregou os pressupostos do método documentário segundo Ralf Bohnsack e Wivian Weller, que trata de buscar a construção de categorias de acordo com o grupo de referência.

Palavras-chave : Juventudes; Socialização; Ocupação de escolas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )