SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Repensando o currículo a partir da ocupação de escolasReconfiguração de experiências escolares de jovens de setores populares a partir de traços institucionais de escolas do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

PACHECO, Carolina Simões  e  SALLAS, Ana Luisa Fayet. E quando a experiência vira campo? Reflexões a partir da observação participante nas ocupações secundaristas. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.1121-1137.  Epub 16-Out-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.018.

Este trabalho é resultado do campo de pesquisa que orientou a dissertação de Mestrado, intitulada Ocupar e resistir: as ocupações das escolas públicas como parte do ciclo atual de mobilização juvenil no Brasil.*** O relato foi organizado com base em excertos do trabalho de campo e tem como objetivo tratar dessa “entrada” da pesquisadora “no campo”. Baseia-se na experiência da pesquisadora como participante que apoiava o movimento de ocupações e que, posteriormente, tornou-se tema de estudo. A óptica de análise da presente pesquisa pode ser descrita como a “participação observante”, em uma referência direta a Wacquant (2002) e tem como objetivo abordar o tema a partir da metodologia qualitativa, como uma construção significativa em que o corpo constitui parte importante no desenvolvimento do campo de pesquisa.

Palavras-chave : Juventude; Movimentos sociais; Trabalho de campo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )