SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3E quando a experiência vira campo? Reflexões a partir da observação participante nas ocupações secundaristasCiberativistas da saúde: os jovens amigos múltiplos pela esclerose índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

NAPOLI, Pablo Nahuel di  e  RICHTER, Nicolás Carlos. Reconfiguração de experiências escolares de jovens de setores populares a partir de traços institucionais de escolas do ensino médio. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.1138-1161.  Epub 16-Out-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.019.

Neste artigo analisam-se os traços que as instituições de ensino médio deixam na subjetividade dos jovens que ali estudam. Conforme o trabalho com as perspectivas sociológicas da experiência e individuação, de Dubet e de Martuccelli respectivamente, parte-se da questão sobre quais são os eventos institucionais que eles consideram mais significativos em suas biografias. Centra-se em três eixos de análise categorizados como pegadas institucionais: ligações entre jovens e professores; relação escola-bairro; sentimento de pertencer à instituição. No final, algumas inflexões são propostas na tensão entre as categorias de subjetividade e identidade no marco da reconfiguração das agências juvenis dos setores populares. Trabalha-se com estudantes e referentes de duas escolas populares e uma escola confessional, instituições localizadas na Região Metropolitana de Buenos Aires, Argentina, cujas histórias de vida foram reconstruídas por meio de entrevistas semi-estruturadas.

Palavras-chave : Estudantes; Ensino Médio; Subjetividade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )