SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Reconfiguration of school experiences of young people from popular groups based on the institutional marks of high schoolsFeminisms and social networks: (in)actions and (im)possibilities of young people from urban periphery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

VENERA, Raquel ALS; ALBUQUERQUE, Wesley Batista  and  BURITI, Roberta Fernandes. Ciberativistas da saúde: os jovens amigos múltiplos pela esclerose. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.1162-1187.  Epub Oct 16, 2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.020.

Este artigo busca compreender o movimento de subjetivação de um grupo de jovens ciberativistas, diagnosticados com Esclerose Múltipla, que investem na mudança do sentido social da doença e da identidade do doente. Suas ações estão na internet, mas atuam também nas instâncias físicas de decisões das políticas públicas de saúde. Em consonância a Tourette-Turgis (2013), reconhecemos, nas narrativas desses jovens, que, diante do diagnóstico da doença, eles buscam e organizam um saber sobre si ou um processo (auto)formativo de aprendizagem com a doença. Com Malini e Antoun (2013), buscamos compreender o ciberespaço como rizoma onde proliferam articulações múltiplas acerca da saúde/doença, assim como de um novo perfil dos movimentos sociais e organizações não governamentais. Essas subjetivações são paráfrases de sistemas de dominações mais ou menos conhecidas, mas, sobretudo, a novas normatividades em processos de amizades como caminho para o cuidado de si (FOUCAULT, 2004).

Keywords : Narrativas; Subjetividades; Ciberativismos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )