SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Feminismos y redes sociales: (in)acciones e (im)posibilidades de jóvenes de la periferia urbanaRutas de coconstrucción de conocimiento, expresión y participación: ¿cómo personas jóvenes (re)crean ciudadanía? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; BRITO, Leandro Teofilo de; POCAHY, Fernando  y  AMARO, Ivan. Jovens em estado de alerta no Facebook: diálogos tecidos em/na rede como estratégia de (re-)existência à regulação das vidas precarizadas. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.1210-1229.  Epub 16-Oct-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.022.

Este artigo explora a forma como um grupo de jovens apropria-se das redes sociais digitais como estratégia de (re-)existência à regulação das vidas precarizadas. O trabalho de campo contou com a participação de cerca de 70 jovens autodeclaradas/os não-heterossexuais que integram uma comunidade no Facebook. As conversas online tecidas com essas/es jovens buscaram problematizar elementos das redes enunciativas que forjam o regime (cis)heterocentrado e os modos pelos quais os sujeitos se posicionam face às interpelações normativas. Neste texto, analisamos duas conversas estabelecidas com os participantes da pesquisa, envolvendo a discussão sobre o casamento civil igualitário e a denúncia de postagens discriminatórias e preconceituosas compartilhadas na rede, convidando-nos, como profissionais da educação, a reconhecer o compromisso ético desses jovens frente às questões sociais da vida cotidiana.

Palabras clave : Redes sociais; Resistência; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )