SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Feminismos e redes sociais: (in)ações e (im)possibilidades de jovens de periferia urbanaRoteiros de coconstrução de conhecimento, expressão e participação: como pessoas jovens (re)criam cidadania? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; BRITO, Leandro Teofilo de; POCAHY, Fernando  e  AMARO, Ivan. Jovens em estado de alerta no Facebook: diálogos tecidos em/na rede como estratégia de (re-)existência à regulação das vidas precarizadas. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.1210-1229.  Epub 16-Out-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.022.

Este artigo explora a forma como um grupo de jovens apropria-se das redes sociais digitais como estratégia de (re-)existência à regulação das vidas precarizadas. O trabalho de campo contou com a participação de cerca de 70 jovens autodeclaradas/os não-heterossexuais que integram uma comunidade no Facebook. As conversas online tecidas com essas/es jovens buscaram problematizar elementos das redes enunciativas que forjam o regime (cis)heterocentrado e os modos pelos quais os sujeitos se posicionam face às interpelações normativas. Neste texto, analisamos duas conversas estabelecidas com os participantes da pesquisa, envolvendo a discussão sobre o casamento civil igualitário e a denúncia de postagens discriminatórias e preconceituosas compartilhadas na rede, convidando-nos, como profissionais da educação, a reconhecer o compromisso ético desses jovens frente às questões sociais da vida cotidiana.

Palavras-chave : Redes sociais; Resistência; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )