SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Young people in a state of alert on Facebook: networked dialogues and dialogues interwoven on the network as a strategy of (re-)existence in the regulation of precarious livesPolitical socialization and the environment: considerations about the militant engagement of young environmentalists from the State of Bahia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

GARCIA, Ana Dias; MACEDO, Eunice  and  QUEIROS, João. Roteiros de coconstrução de conhecimento, expressão e participação: como pessoas jovens (re)criam cidadania?. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.1230-1250.  Epub Oct 16, 2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.023.

Baseando-se no processo em curso de uma investigação-ação em colaboração com jovens de bairros periféricos da cidade do Porto (Portugal), este artigo apresenta resultados de um conjunto de sessões de cocriação musical e teatral, dinamizadas com dois grupos. Esta pesquisa colaborativa busca refletir e debater o pressuposto que tem prevalecido na sociedade de que os jovens não participam politicamente, bem como procura compreender como é que esses grupos em particular poderão construir a sua cidadania na relação com os seus pares e a sua cidade. São analisados espaços de diálogo, interação social e produção criativa e artística, que sugerem a necessidade destas pessoas jovens se expressarem e serem ouvidas. Considerando as potencialidades emancipatórias do Teatro do Oprimido e da Música, um dos desafios deste estudo é envolver esses jovens como atores e cocriadores na pesquisa sobre a sua realidade e sobre o que os preocupa enquanto jovens cidadãos e cidadãs.

Keywords : Jovens; Cidadania; Investigação Colaborativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )