SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Jóvenes en estado de alerta en Facebook: diálogos tejidos en/en la red como estrategia de (re-)existencia a la regulación de las vidas precarizadasSocialización política y medio ambiente: consideraciones sobre la participación militante de jóvenes ambientalistas del Estado de Bahía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

GARCIA, Ana Dias; MACEDO, Eunice  y  QUEIROS, João. Roteiros de coconstrução de conhecimento, expressão e participação: como pessoas jovens (re)criam cidadania?. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.1230-1250.  Epub 16-Oct-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.023.

Baseando-se no processo em curso de uma investigação-ação em colaboração com jovens de bairros periféricos da cidade do Porto (Portugal), este artigo apresenta resultados de um conjunto de sessões de cocriação musical e teatral, dinamizadas com dois grupos. Esta pesquisa colaborativa busca refletir e debater o pressuposto que tem prevalecido na sociedade de que os jovens não participam politicamente, bem como procura compreender como é que esses grupos em particular poderão construir a sua cidadania na relação com os seus pares e a sua cidade. São analisados espaços de diálogo, interação social e produção criativa e artística, que sugerem a necessidade destas pessoas jovens se expressarem e serem ouvidas. Considerando as potencialidades emancipatórias do Teatro do Oprimido e da Música, um dos desafios deste estudo é envolver esses jovens como atores e cocriadores na pesquisa sobre a sua realidade e sobre o que os preocupa enquanto jovens cidadãos e cidadãs.

Palabras clave : Jovens; Cidadania; Investigação Colaborativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )