SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Jovens em estado de alerta no Facebook: diálogos tecidos em/na rede como estratégia de (re-)existência à regulação das vidas precarizadasSocialização política e meio ambiente: considerações acerca do engajamento militante de jovens ambientalistas do Estado da Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

GARCIA, Ana Dias; MACEDO, Eunice  e  QUEIROS, João. Roteiros de coconstrução de conhecimento, expressão e participação: como pessoas jovens (re)criam cidadania?. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.1230-1250.  Epub 16-Out-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.023.

Baseando-se no processo em curso de uma investigação-ação em colaboração com jovens de bairros periféricos da cidade do Porto (Portugal), este artigo apresenta resultados de um conjunto de sessões de cocriação musical e teatral, dinamizadas com dois grupos. Esta pesquisa colaborativa busca refletir e debater o pressuposto que tem prevalecido na sociedade de que os jovens não participam politicamente, bem como procura compreender como é que esses grupos em particular poderão construir a sua cidadania na relação com os seus pares e a sua cidade. São analisados espaços de diálogo, interação social e produção criativa e artística, que sugerem a necessidade destas pessoas jovens se expressarem e serem ouvidas. Considerando as potencialidades emancipatórias do Teatro do Oprimido e da Música, um dos desafios deste estudo é envolver esses jovens como atores e cocriadores na pesquisa sobre a sua realidade e sobre o que os preocupa enquanto jovens cidadãos e cidadãs.

Palavras-chave : Jovens; Cidadania; Investigação Colaborativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )