SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Roteiros de coconstrução de conhecimento, expressão e participação: como pessoas jovens (re)criam cidadania?O escutismo na construção das cidadanias juvenis: concepções de política de jovens escuteiros e escuteiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CRISTO, Hélio Souza de  e  BARZANO, Marco Antonio Leandro. Socialização política e meio ambiente: considerações acerca do engajamento militante de jovens ambientalistas do Estado da Bahia. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.1251-1269.  Epub 16-Out-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.024.

Este artigo busca refletir os processos de socialização que figuram as trajetórias juvenis como disposições ao engajamento na militância em grupos, coletivos, organizações e movimentos ambientalistas. Trabalhou-se em uma perspectiva qualitativa com realização de entrevistas semiestruturadas como aporte metodológico à produção de narrativas e, para a análise, foram utilizadas as categorias de engajamento militante e socialização política. Os resultados sugerem que as relações escolares, familiares, com grupos de sociabilidades, participação em sindicatos, associações e pastorais da juventude influenciam no engajamento militante juvenil ambientalista. Conclui-se que a juventude ambientalista na contemporaneidade é engajada. Assim sendo, necessita-se do crescimento de investigações acerca desse tema.

Palavras-chave : Juventudes; Engajamento Militante ambiental; Socialização política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )