SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Political socialization and the environment: considerations about the militant engagement of young environmentalists from the State of Bahia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

RODRIGUES, Mariana; MENEZES, Isabel  and  FERREIRA, Pedro D.. O escutismo na construção das cidadanias juvenis: concepções de política de jovens escuteiros e escuteiras. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.1270-1291.  Epub Oct 16, 2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.025.

A produção científica apresenta lacunas no que concerne a exploração dos potenciais contributos do escutismo na construção das subjetividades e das experiências cidadãs dos/as jovens envolvidos no movimento. Questionando o seu “lugar” na vivência quotidiana dos jovens escuteiros/as e assente em uma abordagem qualitativa, este estudo procura aprofundar o conhecimento sobre as concepções de política de 359 jovens escuteiros/as membros do Corpo Nacional de Escutas português, com idades entre os 15 e os 22 anos; explora, ainda, as condições sob as quais estes/as jovens aprendem o que significa ser um/a cidadão/ã em um contexto político democrático. Os resultados revelam que estes/as jovens apresentam diversas concepções de política com distintos níveis de complexidade e foco, variando entre o profundo desinteresse e a indiferença e a conceptualização da política como uma ação em diferentes esferas da sociedade. Contudo, a maioria dos/as participantes concebe a política como uma ação confinada ao aparelho governamental, que sustenta a organização social.

Keywords : Escutismo; Discursos de jovens; Concepções de política.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )