SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Homeschooling y los irrenunciables peligros de la educación: reflexiones sobre las posibilidades de la educación sin escuela en el mundo plural a partir de Arendt, Biesta y SavaterFamilia y escuela en sociedades republicanas: disonancias saludables índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

VASCONCELOS, Maria Celi Chaves  y  BOTO, Carlota. A educação domiciliar como alternativa a ser interrogada: problema e propostas. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014654.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v15.14654.019.

Este estudo faz uma análise, sob a perspectiva histórica, dos processos que, na modernidade, levaram à escolarização obrigatória. O objetivo central é demonstrar aspectos da discussão, pautada na atualidade, que pretende a ruptura com essa obrigatoriedade ou, mais especificamente, a possibilidade de regulamentar a educação domiciliar. Para tanto, os procedimentos metodológicos envolvem a verificação da legislação brasileira e das normativas já exaradas sobre o tema. O diálogo estabelecido com o referencial teórico citado prioriza autores clássicos do debate pedagógico contemporâneo, bem como defensores da escolarização, diante das tentativas de desqualificar sua importância. Conclui-se que a autorização do ensino domiciliar, caso seja feita pelos órgãos competentes, precisa ser criteriosamente acompanhada de mecanismos de averiguação sobre o que se passa na família e sobre como essas crianças irão aprender e ser socializadas.

Palabras clave : Escolarização; Educação domiciliar; Legislação educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )