SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Homeschooling as an alternative to be questioned: problem and proposalsThe discourses of the Brazilian Homeschool Association author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SCHUTZ, Jenerton Arlan; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo  and  COSSETIN, Vânia Lisa Fischer. Família e escola em sociedades republicanas: saudáveis dissonâncias. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014687.  Epub Mar 26, 2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.14687.024.

A relação e a distinção entre os papéis formativos desempenhados pela escola e pela família não se apresentam com nitidez. Hodiernamente, a controvérsia acerca de suas especificidades tem ganhado contornos ainda mais acentuados com o movimento “Escola sem Partido” e os respectivos Projetos de Lei Nº 867/2015 e Nº 193/2016 a ele filiados. É no intuito de tematizar essa polêmica que o presente texto se situa. Inicialmente, apresentam-se as motivações e os conteúdos mobilizados tanto pelo movimento quanto por ambos os Projetos de Lei e, em segundo lugar, discutem-se a especificidade e os papéis da família e da escola na formação das novas gerações no interior de uma sociedade republicana e democrática. Com esse percurso, imagina-se demonstrar que a configuração de um mundo humano comum encontra no contexto da educação escolar a sua condição de possibilidade, não pelo descredenciamento das múltiplas expressões familiares, mas, contrariamente, como o contexto espaçotemporal no qual essa pluralidade pode ser efetivamente considerada e equacionada.

Keywords : Educação Republicana; Escola; Família; Movimento Escola sem Partido.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )