SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Family and school in republican societies: healthy dissonanceBasic Education called into question: Homeschooling and Religious Fundamentalism in Neoconservatism times author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

CASANOVA, Letícia Veiga  and  FERREIRA, Valéria Silva. Os discursos da Associação Nacional de Educação Domiciliar do Brasil. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014771.  Epub Mar 26, 2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.14771.025.

O movimento Homeschooling, no Brasil, que propõe o afastamento das crianças da escola, dispensando qualquer relação com ela, enaltece as políticas neoconservadora e neoliberal. Assim sendo, algumas perguntas surgem: como essas políticas se aliam se uma é conservadora, e a outra propaga discursos mercadológicos de modernização e de qualidade na educação escolar? Quais são os discursos que se constroem com esse movimento? Quem fala e para quem fala? De onde surgem esses discursos? Em um diálogo teórico, sobretudo com Foucault, Apple, Masschelen e Simons, analisam-se as informações do site da Associação Nacional de Educação Domiciliar - ANED. Educar os filhos em casa não é apenas questão de liberdade de escolha, pois a educação domiciliar denota muito mais sobre concepções e subjetivações dos sujeitos em uma sociedade neoliberal e neoconservadora.

Keywords : Homeschooling; Educação domiciliar; Família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )