SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Família e escola em sociedades republicanas: saudáveis dissonânciasEducação Básica em “xeque”: Homeschooling e fundamentalismo religioso em tempos de neoconservadorismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CASANOVA, Letícia Veiga  e  FERREIRA, Valéria Silva. Os discursos da Associação Nacional de Educação Domiciliar do Brasil. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014771.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.14771.025.

O movimento Homeschooling, no Brasil, que propõe o afastamento das crianças da escola, dispensando qualquer relação com ela, enaltece as políticas neoconservadora e neoliberal. Assim sendo, algumas perguntas surgem: como essas políticas se aliam se uma é conservadora, e a outra propaga discursos mercadológicos de modernização e de qualidade na educação escolar? Quais são os discursos que se constroem com esse movimento? Quem fala e para quem fala? De onde surgem esses discursos? Em um diálogo teórico, sobretudo com Foucault, Apple, Masschelen e Simons, analisam-se as informações do site da Associação Nacional de Educação Domiciliar - ANED. Educar os filhos em casa não é apenas questão de liberdade de escolha, pois a educação domiciliar denota muito mais sobre concepções e subjetivações dos sujeitos em uma sociedade neoliberal e neoconservadora.

Palavras-chave : Homeschooling; Educação domiciliar; Família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )