SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Educación Básica en jaque: Homeschooling y fundamentalismo religioso en tiempos de neoconservadurismoEl viaje a Cuernavaca, México, de John Holt y su relevancia para la historia del Movimiento Global de la Educación en Casa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

FUHR, Ingrid Lilian  y  ALEJARRA, Luis Eduardo Oliveira. A opção por um ensino domiciliar: um estudo de caso. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014770.  Epub 04-Jun-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.14770.042.

Este artigo visa compreender os motivos que levam famílias a retirar seus filhos da escola para dar-lhes outras formas de educação, bem como examinar argumentos sociojurídicos a respeito do ensino domiciliar que permeiam o direito de escolha na formação de seus filhos. Pretende-se conhecer as questões que permeiam o tema, tornando possível o aprofundamento das discussões teóricas e jurídicas. Há autores que defendem o direito de escolha das famílias, e há outros que alertam para o risco de crianças não receberem uma formação educacional. Foram entrevistadas três famílias, que realizam ensino domiciliar por razões religiosas e por motivos de saúde. Conclui-se que é necessária a manifestação do Judiciário e do Legislativo para que tal imbróglio seja sanado, uma vez que as famílias defendem a possibilidade de escolha da educação conferida a seus filhos, enquanto o Estado defende a compulsoriedade escolar.

Palabras clave : Ensino domiciliar; Escola; Religião.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )