SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Educação Básica em “xeque”: Homeschooling e fundamentalismo religioso em tempos de neoconservadorismoA viagem a Cuernavaca, México, de John Holt e sua relevância pela história do Movimento Global da Educação Doméstica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

FUHR, Ingrid Lilian  e  ALEJARRA, Luis Eduardo Oliveira. A opção por um ensino domiciliar: um estudo de caso. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014770.  Epub 04-Jun-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.14770.042.

Este artigo visa compreender os motivos que levam famílias a retirar seus filhos da escola para dar-lhes outras formas de educação, bem como examinar argumentos sociojurídicos a respeito do ensino domiciliar que permeiam o direito de escolha na formação de seus filhos. Pretende-se conhecer as questões que permeiam o tema, tornando possível o aprofundamento das discussões teóricas e jurídicas. Há autores que defendem o direito de escolha das famílias, e há outros que alertam para o risco de crianças não receberem uma formação educacional. Foram entrevistadas três famílias, que realizam ensino domiciliar por razões religiosas e por motivos de saúde. Conclui-se que é necessária a manifestação do Judiciário e do Legislativo para que tal imbróglio seja sanado, uma vez que as famílias defendem a possibilidade de escolha da educação conferida a seus filhos, enquanto o Estado defende a compulsoriedade escolar.

Palavras-chave : Ensino domiciliar; Escola; Religião.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )