SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15La opción para una enseñanza domiciliaria: un estudio de casoHomeschooling y controversias: de la identidad a la pluralidade - el drama de la socialización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

UCEDA, Patricia Quiroga  y  ZALDIVAR, Jon Igelmo. A viagem a Cuernavaca, México, de John Holt e sua relevância pela história do Movimento Global da Educação Doméstica. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014772.  Epub 04-Jun-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.14772.033.

Este artigo estuda o impacto que as diferentes viagens que John Holt fez a Cuernavaca (México) no início dos anos 70 tiveram tanto para o desenvolvimento de suas ideias em torno das instituições de ensino quanto para a genealogia do movimento que a educação doméstica. O tempo de Holt no Centro de Documentação Intercultural (CIDOC) em Cuernavaca permitiu o encontro pessoal com Ivan Illich. Foi então que ele entrou em contato com as ideias de não escolarização. Essas ideias são a base da reviravolta que levou Holt a explorar alternativas educacionais fora do escopo das instituições escolares e que o levou a se posicionar como um dos líderes em educação escolar doméstica /não escolar nos Estados Unidos. Esta pesquisa analisa, a partir de fontes históricas primárias, as viagens de Holt a Cuernavaca e suas estadias no CIDOC de Ivan Illich.

Palabras clave : John Holt; Ivan Illich; Educação doméstica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )