SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15A opção por um ensino domiciliar: um estudo de casoHomeschooling e controvérsias: da identidade à pluralidade - o drama da socialização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

UCEDA, Patricia Quiroga  e  ZALDIVAR, Jon Igelmo. A viagem a Cuernavaca, México, de John Holt e sua relevância pela história do Movimento Global da Educação Doméstica. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014772.  Epub 04-Jun-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.14772.033.

Este artigo estuda o impacto que as diferentes viagens que John Holt fez a Cuernavaca (México) no início dos anos 70 tiveram tanto para o desenvolvimento de suas ideias em torno das instituições de ensino quanto para a genealogia do movimento que a educação doméstica. O tempo de Holt no Centro de Documentação Intercultural (CIDOC) em Cuernavaca permitiu o encontro pessoal com Ivan Illich. Foi então que ele entrou em contato com as ideias de não escolarização. Essas ideias são a base da reviravolta que levou Holt a explorar alternativas educacionais fora do escopo das instituições escolares e que o levou a se posicionar como um dos líderes em educação escolar doméstica /não escolar nos Estados Unidos. Esta pesquisa analisa, a partir de fontes históricas primárias, as viagens de Holt a Cuernavaca e suas estadias no CIDOC de Ivan Illich.

Palavras-chave : John Holt; Ivan Illich; Educação doméstica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )