SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Homeschooling and controversies: from identity to plurality - the drama of socializationUnschooling: a case study on cultural mediation pathways author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

CASAGRANDE, Cledes Antonio  and  HERMANN, Nadja. Formação e homeschooling: controvérsias. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014789.  Epub June 04, 2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.14789.032.

Este artigo, em formato de ensaio e orientado no plano da filosofia da educação, discute a questão do homeschooling desde a perspectiva dos processos de socialização e do potencial formativo inerente à interação. Seu objetivo orienta-se em questionar as possíveis implicações de uma formação limitada quanto ao processo de encontro, de abertura e de convivência com o outro. Para tanto, recorre-se aos aportes teóricos de Mead e de Habermas, especialmente às noções de socialização e de individuação, de interação simbólica e de agir comunicativo. Com o auxílio de Waldenfels, explicita-se a dimensão de estranheza advinda do outro, que desafia o sujeito à abertura e ao reconhecimento da alteridade. Por fim, o artigo evidencia que as situações de restrição da formação ao ambiente familiar, ou homeschooling, denotam a perda do potencial formativo inerente à interação e ao encontro com o outro, significando um estreitamento do processo educacional.

Keywords : Formação; Alteridade; Homeschooling.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )