Práxis Educativa
Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
CASAGRANDE, Cledes Antonio and HERMANN, Nadja. Formação e homeschooling: controvérsias. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014789. Epub June 04, 2020. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.14789.032.
Este artigo, em formato de ensaio e orientado no plano da filosofia da educação, discute a questão do homeschooling desde a perspectiva dos processos de socialização e do potencial formativo inerente à interação. Seu objetivo orienta-se em questionar as possíveis implicações de uma formação limitada quanto ao processo de encontro, de abertura e de convivência com o outro. Para tanto, recorre-se aos aportes teóricos de Mead e de Habermas, especialmente às noções de socialização e de individuação, de interação simbólica e de agir comunicativo. Com o auxílio de Waldenfels, explicita-se a dimensão de estranheza advinda do outro, que desafia o sujeito à abertura e ao reconhecimento da alteridade. Por fim, o artigo evidencia que as situações de restrição da formação ao ambiente familiar, ou homeschooling, denotam a perda do potencial formativo inerente à interação e ao encontro com o outro, significando um estreitamento do processo educacional.
Keywords : Formação; Alteridade; Homeschooling.