SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15O diálogo e a aprendizagem com Tecnologias da Informação e Comunicação no homeschoolingParadoxos e tensões na construção do espaço público da educação: alternativas educativas de escolha parental e desescolarização nos coletivos parentais do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

BECKER, Caroline; GRANDO, Katlen Bohm  e  HATTGE, Morgana Domênica. Educação domiciliar, diferença e construção do conhecimento: contribuições para o debate. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014812.  Epub 04-Jun-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.14812.040.

O propósito deste artigo é contribuir com o debate acerca da educação domiciliar no contexto brasileiro, por meio de um ensaio teórico. Nesse sentido, apresenta-se, por um lado, os principais argumentos a favor da prática; e, por outro, aspectos que fundamentam a escola como um espaço de possibilidade de reconhecimento da diferença e de igualdade. Importa refletir acerca da relevância da relação com o outro para a construção do conhecimento. Assim, este texto apoia-se em Vygotsky e no conceito cunhado por ele de Zona de Desenvolvimento Proximal. Para efeitos de conclusão, considera-se a importância de um debate amplo, sólido, em que as especificidades familiares, sociais e cognitivas de cada criança sejam consideradas no que tange ao planejamento e à ação de medidas que envolvam a educação no Brasil.

Palavras-chave : Homeschooling; Diferença; Construção do conhecimento; Aprendizagem; Vygotsky.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )