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Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

VAZ, Adriana. A educação dos sentidos: uma abordagem sobre as prescrições do ensino de desenho entre 1870 a 1907. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, ee2013023.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.13023.002.

O artigo apresenta os autores nacionais que tratam do ensino de desenho no período de 1870 a 1907, a partir dos acervos da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal do Paraná. Objetiva-se apresentar as prescrições do ensino de desenho e elucidar como o desenho contribui com a educação dos sentidos, seguindo as modalidades desenho definido e imitativo apresentadas por Gregorio Cunha. Nos acervos foram mapeados 25 títulos: 11 de desenho definido, 11 de desenho convencional e 3 de desenho imitativo. O desenho está presente nos diferentes níveis escolares e cumpre finalidades educativas variadas, no entendimento de que o seu o ensino pela observação do real permite a educação do olhar, a destreza da mão e desenvolve a dimensão espacial, o que propiciaria a formação de sujeitos autônomos e livres.

Palabras clave : História da Educação; Geometria; Artista.

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