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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SANTOS, Rafael Ernesto Arruda  e  RANGNI, Rosemeire de Araújo. Concepção sobre Orientação e Mobilidade (O&M) de uma pessoa surdocega: Método de História de Vida. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2013118.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.13118.008.

O objetivo desta pesquisa foi analisar a concepção de uma pessoa surdocega sobre Orientação e Mobilidade (O&M) na sua vida diária. O estudo teve como participante uma pessoa com surdocegueira. O método utilizado foi a História de Vida e como técnica a entrevista aberta com apoio de um guia intérprete. A análise de dados ocorreu por meio da transcrição, da categorização e da análise do conteúdo da entrevista, embasada em Bardin. Os resultados foram analisados qualitativamente e concluiu-se que o tato para a comunicação e orientação foram essenciais, além do uso da Libras Tátil. Verificou-se, também, o papel da família, a qual esteve envolvida com as especificidades da surdocegueira do participante. Ressalta-se que o guia-intérprete cumpre valoroso apoio na O&M para pessoas surdocegas.

Palavras-chave : Surdocegueira; Orientação e Mobilidade; Educação Especial.

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