SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Social movements in digital culture and human formationA procedure of school inclusion of a blind child author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

BRUM, Everlise Sanches  and  LARA, Isabel Cristina Machado de. Discalculia do Desenvolvimento: um mapeamento sobre intervenções pedagógicas e psicopedagógicas. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2013155.  Epub Mar 26, 2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.13155.007.

Este trabalho apresenta um mapeamento sobre produções científicas que têm como tema a Discalculia do Desenvolvimento. Objetiva verificar como essas produções abordam intervenções pedagógicas e psicopedagógicas com pessoas que possam ter esse transtorno. Teoricamente, alicerça-se em autores como Kosc, Haase, Relvas e Ciasca. Metodologicamente, o mapeamento consistiu na busca de produções acadêmicas nos sites SciELO, Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no Google Acadêmico. O mapeamento foi feito com a inserção das palavras-chave: Discalculia; intervenções, que levou a uma delimitação do tema. Escolhida as produções, foi feita uma leitura dos resumos, selecionaram-se aquelas que iam ao encontro deste estudo. Foram selecionadas quatro produções: duas dissertações; uma tese; um artigo. A análise comparativa entre as quatro produções evidenciou que, após realizarem um determinado número de intervenções, parte dos participantes apresentou melhora significativa, nas habilidades matemáticas em defasagem, e aquelas em que os participantes não demonstravam dificuldades foram potencializadas.

Keywords : Discalculia; Intervenções; Dificuldades de Aprendizagem; Mapeamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )