SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Movimentos sociais na cultura digital e formação humanaUm procedimento de inclusão escolar de uma criança cega índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

BRUM, Everlise Sanches  e  LARA, Isabel Cristina Machado de. Discalculia do Desenvolvimento: um mapeamento sobre intervenções pedagógicas e psicopedagógicas. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2013155.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.13155.007.

Este trabalho apresenta um mapeamento sobre produções científicas que têm como tema a Discalculia do Desenvolvimento. Objetiva verificar como essas produções abordam intervenções pedagógicas e psicopedagógicas com pessoas que possam ter esse transtorno. Teoricamente, alicerça-se em autores como Kosc, Haase, Relvas e Ciasca. Metodologicamente, o mapeamento consistiu na busca de produções acadêmicas nos sites SciELO, Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no Google Acadêmico. O mapeamento foi feito com a inserção das palavras-chave: Discalculia; intervenções, que levou a uma delimitação do tema. Escolhida as produções, foi feita uma leitura dos resumos, selecionaram-se aquelas que iam ao encontro deste estudo. Foram selecionadas quatro produções: duas dissertações; uma tese; um artigo. A análise comparativa entre as quatro produções evidenciou que, após realizarem um determinado número de intervenções, parte dos participantes apresentou melhora significativa, nas habilidades matemáticas em defasagem, e aquelas em que os participantes não demonstravam dificuldades foram potencializadas.

Palavras-chave : Discalculia; Intervenções; Dificuldades de Aprendizagem; Mapeamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )