SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Discalculia do Desenvolvimento: um mapeamento sobre intervenções pedagógicas e psicopedagógicasPotencialidades educacionais do Wattpad: problematizando o conceito de cronotopo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

FREITAS, Maria Luiza Pontes de França  e  GIL, Maria Stella Coutinho de Alcantara. Um procedimento de inclusão escolar de uma criança cega. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2013167.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v15.13167.015.

O objetivo geral deste estudo foi avaliar o efeito de procedimentos de intervenção, em ambiente escolar inclusivo, no desenvolvimento motor e no repertório de interação social de uma criança cega com seus colegas crianças videntes. Participaram do estudo um menino cego, de cinco anos de idade, com atraso de desenvolvimento, e seus colegas videntes frequentadores da sala do maternal de uma creche. Para avaliar o desenvolvimento motor da criança cega, foram realizadas medidas antes e depois da intervenção, empregando-se o Inventário Portage Operacionalizado e, também, registros manuais e em vídeo. Para avaliar os efeitos da intervenção na interação social, os contatos e as trocas entre a criança e seus colegas foram identificados em sessões filmadas. Após a intervenção, verificou-se que desempenhos motores e os comportamentos interativos foram incluídos no repertório da criança cega, possibilitando a sua participação ativa no ambiente escolar.

Palavras-chave : Educação Especial; Inclusão escolar; Criança cega; Interação social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )