SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Um procedimento de inclusão escolar de uma criança cegaGênero, sexualidades e educação: cenário das políticas educacionais sobre os direitos sexuais e reprodutivos de jovens e adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

COSTA, Marcos Rogério Martins; COELHO, Patrícia Margarida Farias  e  TAVARES, Sergio Marcus Nogueira. Potencialidades educacionais do Wattpad: problematizando o conceito de cronotopo. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2013217.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.13217.010.

Com a evolução das mídias digitais, os jovens passaram a aprender de modo diferente e as instituições de ensino, em especial as escolas, devem atender a essas demandas, como propõe Prensky (2010). Entendendo que as tecnologias digitais podem propiciar potencialidades educativas, este artigo objetiva compreender o conceito bakhtiniano de “cronotopo” aplicado à educação por meio de um aplicativo: o Wattpad. Para tanto, parte-se de uma perspectiva interdisciplinar, que associa os estudos de Bakhtin (2016) e do Círculo às pesquisas de especialistas da Comunicação Digital, com base em Santaella (2014) e Lévy (2010), e da Educação, a partir de Rojo (2013), Almeida e Valente (2007). Este trabalho analisa uma produção textual escrita e publicada, por uma jovem, no referido aplicativo que, sem prévia orientação pedagógica, acionou um processo educacional não formal.

Palavras-chave : Educação; Cronotopo; Tecnologias digitais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )