SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Gênero, sexualidades e educação: cenário das políticas educacionais sobre os direitos sexuais e reprodutivos de jovens e adolescentesJuventude e apoio social: um olhar sobre as redes sociais de estudantes paraenses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MARQUES, Circe Mara; CARON, Lurdes  e  CRUZ, Adriane Alves da. Inclusão da criança com deficiência no ensino regular: olhar das famílias sobre a inclusão na escola. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2013499.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.13499.012.

Este artigo apresenta o olhar das famílias de crianças com deficiência sobre seu próprio filho e sobre o processo de inclusão no ensino regular. Participaram do estudo cinco representantes de famílias de crianças com deficiência, matriculadas nos anos iniciais de escolas públicas de uma cidade do Centro-Oeste catarinense. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas e visitas domiciliares. Os resultados mostraram que as famílias têm expectativas positivas com relação a seus filhos e consideram que as escolas vêm atendendo satisfatoriamente às demandas do processo de inclusão. Contudo, apontaram a formação de professores, o rodízio de profissionais e o tempo de Atendimento Educacional Especializado como aspectos a serem melhorados.

Palavras-chave : Família; Inclusão; Ensino Regular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )