SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Youth and social support: a look at the social networks of students from ParáResearch on Physical Education in the school context and of teacher education in the Graduate Program in Education at the State University of Ponta Grossa (1994-2010) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

OLIVEIRA, Dalila Andrade. O imigrante na política educacional brasileira: um sujeito ausente. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2013655.  Epub Mar 26, 2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.13655.004.

O artigo discute o lugar dos imigrantes nas políticas educacionais brasileiras. Busca compreender, com base na legislação que orienta a política migratória e a educação, como os direitos dos imigrantes são (ou não) respeitados. Para tanto, o texto recorre à revisão de literatura sobre o tema, baseando-se em pesquisas realizadas com grupos de estudantes estrangeiros, e se procurou conhecer em que medida o direito à educação desse público tem sido efetivado. O artigo está estruturado em três partes. Na primeira, procurou-se compreender a política migratória brasileira e seu desenvolvimento mais recente; na segunda se buscou discutir a política educacional das últimas duas décadas que, tendo o foco na diversidade, deveria tratar especificamente do estudante estrangeiro; e, por fim, a terceira parte apresenta algumas contribuições como conclusão, em que se constata que o estudante estrangeiro, ou o imigrante, tem sido um sujeito ausente nas políticas educacionais no país.

Keywords : Estudantes imigrantes; Política educacional; Política migratória; Educação inclusiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )