SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15El inmigrante en la política educativa brasileña: un sujeto ausenteLa formación inicial de profesores: los cursos de Pedagogía en las universidades públicas de Paraná índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MADRID, Silvia Christina de Oliveira. A pesquisa em Educação Física no contexto escolar e da formação de professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994-2010). Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2013847.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.13847.009.

O objetivo principal deste artigo é apresentar o espaço da pesquisa em Educação Física (EF) no contexto escolar e da Formação de Professores (FP), em 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG). A partir de uma abordagem quanti-qualitativa, de um estudo de caso, descritivo, são explicitados os principais aspectos da produção acadêmica no âmbito da EF no contexto escolar e da FP no PPGE/UEPG. O estudo circunscreve-se aos anos de implantação do Mestrado (1994) e do Doutorado (2010), considerando-se a produção acadêmica de 1996 a 2018. Destacam-se os fatos que contribuíram para fomentar a produção acadêmica no âmbito da EF no contexto escolar e da FP no PPGE/UEPG. Verifica-se que o espaço dos saberes e dos conhecimentos da EF e da FP foi ampliado significativamente em 25 anos do PPGE/UEPG.

Palabras clave : Educação Física; Formação de professores; Pós-Graduação em Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )