SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15O imigrante na política educacional brasileira: um sujeito ausenteA formação inicial de professores: os cursos de Pedagogia nas universidades públicas do Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MADRID, Silvia Christina de Oliveira. A pesquisa em Educação Física no contexto escolar e da formação de professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994-2010). Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2013847.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.13847.009.

O objetivo principal deste artigo é apresentar o espaço da pesquisa em Educação Física (EF) no contexto escolar e da Formação de Professores (FP), em 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG). A partir de uma abordagem quanti-qualitativa, de um estudo de caso, descritivo, são explicitados os principais aspectos da produção acadêmica no âmbito da EF no contexto escolar e da FP no PPGE/UEPG. O estudo circunscreve-se aos anos de implantação do Mestrado (1994) e do Doutorado (2010), considerando-se a produção acadêmica de 1996 a 2018. Destacam-se os fatos que contribuíram para fomentar a produção acadêmica no âmbito da EF no contexto escolar e da FP no PPGE/UEPG. Verifica-se que o espaço dos saberes e dos conhecimentos da EF e da FP foi ampliado significativamente em 25 anos do PPGE/UEPG.

Palavras-chave : Educação Física; Formação de professores; Pós-Graduação em Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )