SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15A formação inicial de professores: os cursos de Pedagogia nas universidades públicas do ParanáIgualdade de direitos ou heteronormatividade? Professores e professoras diante da homossexualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

BURAK, Dionísio  e  ZONTINI, Laynara dos Reis Santos. Práticas com modelagem na formação do professor da Educação Básica: a busca por uma nova racionalidade. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014239.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.14239.027.

Este artigo discute a racionalidade técnica na formação docente e a necessidade de uma nova racionalidade que dê conta dos desafios da formação humana na atualidade, sendo abordada a partir dos pressupostos da Modelagem Matemática (MM) na Educação Matemática. Para exemplificar a discussão, inicialmente teórica, apresentamos uma descrição e reflexão de uma prática com MM realizada por professores da Educação Básica em um período de 20 horas. O trabalho desenvolvido com os professores foi parte de uma formação continuada e forneceu os dados da investigação sobre o tema Integração e Construção rural. Foram analisados os resultados da formação orientados pela interrogação: como a prática com Modelagem Matemática propicia um novo modelo de racionalidade na formação docente? O objetivo foi refletir e apresentar elementos estruturantes da formação docente a partir do desenvolvimento de uma prática com MM, que foi baseada em uma perspectiva de formação que supera o modelo atual da racionalidade técnica. O texto segue uma metodologia de pesquisa de natureza qualitativo-interpretativa. Os resultados da reflexão apontam que a MM na perspectiva de Educação Matemática assumida traz em sua concepção elementos potencializadores à superação do atual modelo de formação de professores, em relação à forma de ensinar e aprender Matemática. A atividade revela a importância de o professor vivenciar uma nova maneira de abordar o ensino e de compreender um embasamento teórico, coerente e consistente que seja capaz de dar sustentação à sua prática.

Palavras-chave : Modelagem Matemática; Educação Matemática; Ensino e aprendizagem; Educação Básica; Racionalidade crítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )