SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Práticas com modelagem na formação do professor da Educação Básica: a busca por uma nova racionalidadeArranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) como estratégia de atuação do setor privado na educação pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

BASSALO, Lucélia de Moraes Braga  e  WELLER, Wivian. Igualdade de direitos ou heteronormatividade? Professores e professoras diante da homossexualidade. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014305.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.14305.021.

No cotidiano da escola, professores e professoras encontram-se diante de questões sobre as quais não tiveram oportunidade de refletir ou estudar mais detidamente. Entre outros, a homossexualidade é um tema que os/as desafia, especialmente quando são forçados/as a refletir de forma mais ativa a partir de imagens e de filmes e não apenas por meio da leitura de produções teóricas. Assim sendo, este artigo analisa posicionamentos em torno da homossexualidade registrados em um fórum de discussão online por professores e professoras da Educação Básica do Distrito Federal no âmbito de um curso de formação continuada. Em linhas gerais, observou-se que a heteronormatividade é tomada como uma matriz que se organiza de modo binário e assimétrico, com efeito regulador e uniformizador do meio social e que produz estigmatização. A análise dos registros, realizada com base no Método Documentário, revelou ainda a existência de três tipos de orientação distintos em relação à homossexualidade no universo dos 140 professores e professoras que participaram da formação: negação, revisão das suas posições e defesa da homosexualidade. Essas orientações distintas revelam o peso da heteronormatividade na construção de uma educação que busca defender a igualdade de direitos.

Palavras-chave : Heteronormatividade; Homossexualidade; Homofobia na escola; Igualdade de direitos; Diversidade na educação; Formação continuada de professores e professoras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )