SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Igualdade de direitos ou heteronormatividade? Professores e professoras diante da homossexualidadeA ferramenta metodológica das pretensões de validade: uma contribuição para tratamento de dados nos estudos educacionais críticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de  e  PERONI, Vera Maria Vidal. Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) como estratégia de atuação do setor privado na educação pública. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014343.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v15.14343.018.

Neste artigo, apresentam-se reflexões sobre os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs), elaborados em meio à busca por novas formas de coordenação e de cooperação entre os entes federados para a construção de um Sistema Nacional de Educação e para a melhoria na qualidade da educação. A análise aponta que os ADEs vêm se configurando como uma estratégia nas relações intergovernamentais, a qual envolve o associativismo territorial, a colaboração horizontal, o trabalho em rede entre municípios com proximidade geográfica e características sociais e econômicas semelhantes e a realização de acordos de cooperação e parcerias com órgãos públicos e instituições privadas e não-governamentais. Os resultados indicam que a construção desse novo modelo de cooperação como espaço de atuação do setor privado na estrutura estatal, com ou sem fins lucrativos, tem implicações para a democratização da educação.

Palavras-chave : Arranjos de Desenvolvimento da Educação; Regime de Colaboração; Parceria público-privada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )