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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

GANDIN, Luís Armando  e  GOLBSPAN, Ricardo Boklis. A ferramenta metodológica das pretensões de validade: uma contribuição para tratamento de dados nos estudos educacionais críticos. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014407.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.14407.014.

Este artigo discute as contribuições da ferramenta metodológica das pretensões de validade para a pesquisa educacional crítica. Essa ferramenta de análise de dados foi formulada por Jürgen Habermas e rearticulada para o campo da pesquisa educacional crítica por Phil Francis Carspecken. Este texto introduz as pretensões de validade, discute conceitos dessa ferramenta e explora um caso de sua utilização. Nesse caso, a ferramenta funciona como chave de leitura de dados coletados em questionários sobre como alunos de escolas desiguais em Porto Alegre julgam a qualidade de sua educação. Argumenta-se que essa perspectiva constitui um referencial teórico-metodológico possível para análises críticas e que a própria incorporação formal de perspectivas analíticas de modo geral contribui para o debate da área no Brasil.

Palavras-chave : Pretensões de validade; Pesquisa crítica; Metodologia.

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